quarta-feira, 25 de maio de 2011

Doenças mentais

Existem actividades que necessitam, pelo menos até um determinado ponto, da intervenção consciente e voluntária do córtex cerebral, como acontece, por exemplo, no caso das denominadas funções nervosas superiores ou intelectuais: a capacidade de raciocínio, o pensamento, a memória, a aprendizagem, a linguagem e o comportamento.

As doenças mentais integram um grupo de doenças relacionadas com a neurologia, a psiquiatria e a psicologia, cuja origem, muitas vezes pouco clara, deriva da participação de factores genéticos, constitucionais, neurofisiológicos, educativos, culturais e psicossociais.

As manifestações e a gravidade das doenças mentais são extremamente variáveis. Em certos casos, como acontece nas neuroses, são problemas relativamente ligeiros ao nível da personalidade, considerado o conjunto de acções psicossociais e de comportamentos que expressam as características de um indivíduo. Por fim, existem outras doenças mentais, como a esquizofrenia e a demência, que, para além das constantes perturbações da personalidade, afectam igualmente o conjunto das funções intelectuais.

Sem comentários:

Enviar um comentário